O jogo entre o Estrela de Monção e o Longos Vales FC, disputado hoje no Campo Municipal das Caldas em Monção, a contar para a Liga INATEL Viana/Braga, foi interrompido aos 25 minutos da primeira parte após o treinador da equipa da casa, Estrela de Monção, ter sentido um mal-estar súbito e entrar em paragem cardiorrespiratória.
Graças à rápida intervenção de vários elementos presentes no local, a situação foi revertida com sucesso. Entre os que prestaram socorro estiveram Pedro Cunha (membro do Longos Vales FC e bombeiro profissional), Tiago (também do Longos Vales FC e enfermeiro), Fernando Marques (ex-diretor do Estrela de Monção e bombeiro na reserva), António (osteopata), Tiago Miranda e Thays (da Equipa de Emergência dos Bombeiros Voluntários de Monção), bem como elementos da SIV de Melgaço, incluindo um técnico de saúde da Santa Casa da Misericórdia de Monção e um nadador salvador das Piscinas Municipais de Monção.
A vítima foi estabilizada no local com recurso a um Desfibrilhador Automático Externo (DAE), compressões torácicas manuais, Pocket Mask, Ambu, oxigénio e tubo orofaríngeo. Posteriormente, foi transportada para o Sub-Sistema de Saúde de Monção, acompanhada pela Equipa de Emergência dos BVMonção e da SIV de Melgaço.
De acordo com informações recolhidas, o treinador encontra-se bem de saúde após o incidente.
Pedro Cunha, dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira e um dos primeiros a intervir, destacou a importância da ação coletiva: “Salvar uma vida é mais do que gratificante, é ver como se fosse um familiar meu. O melhor agradecimento é conseguir salvar uma vida.”
O episódio foi amplamente elogiado, servindo como exemplo de como a prontidão e a colaboração podem fazer a diferença em situações críticas.