A Capitania do Porto de Caminha alertou, esta sexta-feira, para o agravamento da agitação marítima, com base nas previsões do IPMA e do Instituto Hidrográfico, pedindo a colaboração na divulgação do comunicado operacional.
A agitação marítima deverá intensificar-se entre as 3h00 da madrugada de sábado (19 de abril) e as 12h00 de domingo (20 de abril), com ondas de noroeste entre quatro a seis metros e que podem atingir os 11 metros de altura durante os períodos mais críticos.
A Autoridade Marítima recomenda à comunidade piscatória e náutica de recreio que regressem a porto seguro e evitem sair para o mar até que as condições melhorem. No rio Minho, reforça-se o apelo à precaução durante os períodos de maior vento e à adoção de medidas adequadas à salvaguarda da vida humana e material.
À população em geral, é recomendado evitar passeios junto à costa e nas praias devido ao risco de ser apanhada por ondas. Os pescadores lúdicos devem ter especial cautela e abster-se de praticar pesca em zonas expostas (falésias, arribas, quebra-mares e zonas rochosas nas frentes costeiras atingidas pela rebentação das ondas), “tendo sempre presente que nestas condições extremas o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras”.
Em caso de emergência, deve ser contactado o 112.