Altominho.tv

25 de Abril assinalado com programa cultural gratuito em Vila Nova de Cerveira

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira preparou uma programação cultural para assinalar os 51 anos da Revolução dos Cravos, reforçando a importância da memória histórica e do acesso democrático à cultura. Entre os dias 24 e 26 de abril, haverá cinema, música, teatro e literatura, com entrada gratuita.

As celebrações começam a 24 de abril com a estreia nacional do filme “Camarada Cunhal”, integrado no recente projeto “Cinema no Palco”, no Palco das Artes. O filme retrata a fuga de Álvaro Cunhal da prisão de Peniche, marcando também o primeiro aniversário deste espaço cultural.

No dia 25 de abril, a partir das 9h30, decorrem as cerimónias protocolares com hastear de bandeiras, nos Paços do Concelho, e sessão solene, no Salão Nobre da Câmara Municipal seguidas da abertura da Feira do Livro junto da Biblioteca Municipal e um Verde de Honra no Jardim do Solar dos Castros. 

Durante a noite, às 21h30, sobe ao Palco das Artes o espetáculo “Se uma gaivota viesse”, uma reflexão sobre liberdade, pensamento crítico e identidade.

Já no dia 26, a Biblioteca Municipal acolhe a apresentação do livro “Matarás Um Culpado e Dois Inocentes”, de Rodrigo Guedes de Carvalho, prestigiado jornalista e escritor. 

À noite, o encerramento das comemorações faz-se com o concerto “Abril a Cantar”, que reúne dois grupos musicais: Coral Polifónico de Vila Nova de Cerveira e da Pauta de Caprichos – Associação Musical de Vila Nova de Cerveira. A atuação “pretende revisitar alguns dos temas musicais mais emblemáticos e alusivos ao contexto de 25 de abril de 1974.”

A iniciativa pretende ser um tributo participativo e intergeracional à liberdade, promovendo a cultura como um instrumento de cidadania ativa.