A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira assinalou ontem o seu 90º aniversário e Rui Teixeira anunciou que a “prenda maior” chegará, no segundo trimestre, com o início da obra de beneficiação do quartel, num investimento de 300 mil euros, enquadrada num projeto mais amplo de 1.4ME.
À presente data, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil deu luz verde à proposta de Beneficiação do Edifício do Quartel dos Bombeiros Voluntários, estando a ser concluído o projeto de execução para a candidatura ser submetida, ainda este mês de fevereiro, ao Quadro de Investimentos Prioritários do Plano de Ação dos Investimentos Territoriais Integrados CIM “Alto Minho 2030”.
Trata-se da adaptação das instalações de apoio dotando-as de iguais condições para homens e mulheres, acesso a ginásio, entre outras valências, ajudando, deste modo, a promover a conciliação entre a vida pessoal e familiar, profissional e o voluntariado.
A intervenção engloba ainda a criação de espaços operacionais para a dinamização dos sistemas de prevenção, de apoio à decisão e de combate a incêndios rurais e a distintas situações adversas.
Considerando “a missão dos Bombeiros impagável” e estando “atento à avaliação das necessidades para o bom desempenho das funções”, o presidente da Câmara Municipal sublinhou que esta “prenda maior” é ainda complementada com a atribuição de uma Ambulância de Transporte de Doentes, além das habituais comparticipações financeiras anuais e de outros apoios.
O programa comemorativo do 90º Aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários contou a habitual Romagem ao Cemitério e Missa Solene em Sufrágio dos Bombeiros, Sócios e Beneméritos falecidos; a Sessão Solene, com Promoções e Condecorações de alguns Bombeiros e Entidades; a Bênção de Viaturas; a demonstração dos recursos operacionais pelo centro histórico – meios humanos e viaturas; culminando com a entoação dos parabéns e corte do bolo de aniversário.
Fotografia: Bruno Afonso